Os Passos Essenciais para uma Vida Sustentável

Uma vida mais sustentável começa pela redução da dependência de recursos naturais, tentando encontrar alternativas amigas do ambiente, com consequências positivas.

Conheça as nossas dicas, para a adoção e inclusão de práticas mais sustentáveis.

 

  1. Adotar um estilo de vida minimalista

O minimalismo não quer, necessariamente, dizer que se deve viver sem bens materiais, mas sim que nos devemos certificar de que tudo o que temos é usado no seu potencial máximo. Quer isto dizer há uma consciencialização dos materiais que usamos, do processo de fabrico dos nossos bens e, claro, do futuro dos nossos resíduos, através da reciclagem.

 

  1. Passar mais tempo a ler

Como, exatamente, é que passar tempo a ler é sustentável? Ora, ler um livro não requer energia – ou seja, ao reduzir a sua dependência a formas de entretenimento que requerem eletricidade, pode ajudar a reduzir esta mesma dependência, no geral. E ouvimos dizer que a Fnac dos Armazéns do Chiado tem as melhores escolhas para um bom livro de final de Verão!

 

  1. Tentar adotar um horário de sono mais natural

Ter um horário de sono natural equivale a uma maior sintonia com as horas do dia em que há luz natural. E isto não só melhora a sua saúde, mas também começa a diminuir a quantidade de eletricidade que usa, quando está acordado em horas sem luz natural.

 

  1. Dividir boleias para o trabalho

Quanto menos uso do carro fizer, mais o ambiente agradece. Mas sabemos que ir de carro para o emprego na Baixa é bem cómodo – por isso, uma possibilidade é dividir boleias com os colegas de trabalho! É uma maneira de começar o dia de uma forma mais divertida e social, ao mesmo tempo que se diminuem as emissões de CO2 na cidade.

Para além disso, ouvimos dizer que o estacionamento na Baixa Lisboeta é bastante simples: os Armazéns do Chiado têm uma Campanha em que por cada 25€ em compras, oferecemos 2 horas de estacionamento e por 40€, oferecemos 4 horas.

Os parques são à sua escolha, entre parque Camões, Baixa-Chiado ou Restauradores.

 

  1. Usar a luz do dia ao máximo

A luz do dia é grátis e não custa nem exige nada a ninguém. Aliás, usar a luz natural durante o dia ajuda a reduzir a utilização de combustíveis fósseis, que produzem eletricidade, e garantimos que as suas luzes de casa ganham uma extensão do prazo de vida.

 

  1. Mudar os hábitos de lavagem de roupa

Sabemos que hoje em dia há um hábito, cada vez maior, de lavar tudo com muita regularidade. Mas também sabemos que a impermeabilidade e a durabilidade das peças, depende da qualidade da lavagem. Podíamos-lhe dar dicas de como tornar a sua lavandaria mais amiga do ambiente, mas a 5-À-Sec dos Armazéns do Chiado faz exatamente aquilo que procura!

 

  1. Largar o plástico

O plástico nunca deixa de existir – são necessários milhões de anos para uma decomposição do plástico que consumimos num regime diário. Tendo consciência do impacto desta temática na biodiversidade do planeta, está na hora de fazermos adaptações mais eco-friendly. Trocar as garrafas de água de plástico por garrafas reutilizáveis, ou optar por escovas de dentes de bambu em vez de escovas descartáveis, são apenas algumas das soluções em vista.

 

  1. Usar sacos de compras reutilizáveis

Quer seja uma ida às compras de fim-de-semana ou um take-away porque não nos apetece cozinhar, deve sempre fazer-se acompanhar por sacos reutilizáveis, ideais para cada ocasião. Entre totebags coloridas ou minimalistas, há opções para todos os gostos, que asseguram que o seu saco reutilizável condiz sempre com o seu look.

 

 

Referência: https://www.conserve-energy-future.com/15-ideas-for-sustainable-living.php