Dia Mundial do Livro Infantil | O Inverno Diz Olá

No dia 2 de abril celebra-se o Dia Mundial do Livro Infantil. A literatura infantil é muito importante para estimular o desenvolvimento das crianças, definindo desde cedo o seu vocabulário e contribuindo para a criatividade. Quem não se lembra das horas passadas a ouvir histórias antes de dormir, ou mesmo de as ler para alguém? Para assinalar este dia especial, estivemos à conversa com Pedro Miguel Oliveira, o jovem autor de O Inverno Diz Olá.

 

Pedro, já escreves há muito tempo?

Estou habituado a escrever desde sempre, já na escola as composições eram a minha parte favorita de português. Quando entrei para o terceiro ciclo, acho que comecei a escrever a sério: pequenas histórias e ficções sobre as pessoas à minha volta, a minha turma da escola, coisas absolutamente aleatórias. Como a maior parte da minha geração que escreve, também tive uma grande fase no Wattpad, onde comecei a publicar pela primeira vez o que inventava. Ao longo dos anos fui avançando para projetos maiores e aos poucos fui escrevendo o início de muitos romances, que claramente nunca foram acabados. Na verdade, costumo escrever ficção mais adulta ou prosa poética, nunca me passou pela cabeça escrever um livro infantil!

 

Então, como surgiu a oportunidade de editar um livro para crianças?

Quando tinha onze anos, pediram-nos uma composição sobre o Inverno. Fizeram um pequeno concurso dentro da turma, e eu fiquei com o primeiro lugar – na altura todos escreveram sobre como gostavam de receber prendas no Natal, mas eu imaginei um Inverno fantasma que acaba com a teimosia de um rapaz aborrecido. Este livro é a evolução, digamos assim, de uma composição que um menino do sexto ano escreveu. A Editora Cordel d’Prata lançou um concurso para livros infantis, e eu lembrei-me logo do meu texto sobre o inverno. Reescrevi a história e concorri, sem expectativa – não ganhei, mas fizeram-me uma proposta editorial alguns meses mais tarde. Foi uma surpresa bonita.

 

Onde te inspiraste para a história do livro?

Teria de ter onze anos outra vez para saber responder a essa pergunta, não faço ideia [risos]. O tema estava definido, simplesmente segui um caminho diferente, e foquei no inverno como estado de espírito, em vez das clássicas prendas e Natal. A história é sobre como a neve fria pode aquecer o coração de alguém – agora que penso no assunto, não sabia que com onze anos conseguia ser tão poético. É esse o encanto das crianças, são bolinhas de imaginação pura…

 

Qual é a sensação de publicar um livro com vinte anos?

Foi um orgulho enorme, era algo que sempre quis fazer. Já plantei a árvore, o livro foi no ano passado, e agora só falta o filho! Escrever um livro infantil não é difícil, mas escrever um livro que as crianças gostem não é para todos. Tenho perfeita noção de que os livros da minha infância construíram a pessoa curiosa e criativa que sou hoje, e dificilmente me esquecerei dos bons livros infantis que li, por isso foi um orgulho poder publicar esta história e um orgulho ainda maior dedicá-la ao meu afilhado, Tiaguinho. Talvez um dia ele pense nesta obra como um dos bons livros da sua infância.

 

Qual foi o momento de maior emoção durante todo o processo?

A resposta é muito fácil: quando me enviaram os primeiros esboços das ilustrações. A editora trata de todo o processo do desenvolvimento da obra. O autor acompanha sempre o processo, mas é preciso haver confiança porque estamos literalmente a dar o nosso trabalho para a mão de estranhos, e sendo um livro infantil, as ilustrações podem ser tudo para fazer de um livro um sucesso. Dei algumas orientações, mas nunca imaginei ver algo assim, lembro-me de não conseguir parar de sorrir durante uma hora. Era o meu trabalho, o meu papel, a minha história, passada para imagem e ilustrada por uma pessoa que conseguiu captar na perfeição a essência da história. O processo de acompanhamento das ilustrações foi mesmo o ponto alto do entusiasmo, sem dúvida.

 

Livro disponível na FNAC!

O livro O Inverno Diz Olá pode ser adquirido na FNAC, no quarto piso dos Armazéns do Chiado! Na secção de livros, pode encontrar opções para todos os gostos e para crianças de todas as idades, e celebrar este Dia Mundial do Livro Infantil com os seus filhos, sobrinhos ou netos!

 

Sobre o Livro O Inverno Diz Olá

João é um menino muito teimoso. No dia do seu aniversário, enquanto todas as crianças se divertem na neve, insiste em ficar em casa com os seus videojogos. Quando diz à mãe que odeia o Inverno, uma luz estranha surge na sala, que guia João numa viagem de descoberta. O Inverno aparece, e ensina-lhe como a neve fria pode aquecer o coração de alguém.

 

Sobre o Autor

Pedro Miguel Oliveira é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, onde nasceu, na viragem do milénio. Estuda Comunicação Política e inventa histórias desde que as lê. Nos tempos livres devora séries e gere o condomínio de personagens que habitam a sua cabeça. Decidiu que queria ser escritor com a Joana Ofélia de Alice Vieira e o Santiago Nasar de Gabriel García Márquez.